Câncer de fígado é uma doença do fígado. Caracteriza-se pela presença de tumores malignos sobre ou dentro do tecido hepático. Os termos médicos referentes ao fígado usam o radical grego "hēpat-", da palavra "hēpar", que significa “fígado”.
Em geral, os tumores do fígado são metástases, implantes de tumores localizados em outros órgãos que se encaminham ao fígado em virtude de sua rica rede de vasos sanguíneos.
O diagnóstico é feito, normalmente, por exames médicos de imagem, como Tomografia computadorizada, Ultra-sonografia, ou Ressonância magnética.
Os sintomas do câncer de fígado são inespecíficos, muitas vezes associados aos sintomas do tumor primário. Em casos mais avançados, o paciente pode sentir dor no Hipocôndrio direito (região abdominal localizada logo abaixo das costelas, à direita), e pode ser notada a presença de massas abdominais ou icterícia.
Não sendo bem sucedido o tratamento, o paciente pode evoluir para insuficiência hepática.
Tratamento
O diagnóstico de certeza depende sempre de um método de imagem, seja ecografia, TAC (tomografia computorizada) e RM (ressonância magnética). O hepatoma surge habitualmente como um «nódulo» no fígado. Um nódulo é uma formação arredondada. Nalguns casos, se persistirem dúvidas, é necessário fazer uma biopsia. A biopsia consiste em colher uma pequena porção do tumor, através de uma agulha, para ser analisado ao microscópio.
Dado que o câncer do fígado surge habitualmente sem sintomas, quem tem cirrose deve ser, obrigatoriamente, submetido a uma ecografia abdominal de seis em seis meses. Isto de modo a que o tumor seja apanhado cedo e com pequenas dimensões, que significa com tamanho inferior a 5 cm (bola de pingue-pongue). Nesta fase, é tratável e, nalguns casos, passível de ser curado.
Prevenção
Algumas medidas podem ser adotadas na prevenção da doença:
- Reduza o consumo de álcool, a fim de prevenir cirrose alcoólica.
- Mantenha uma dieta sempre saudável com consumo reduzido de gordura. Aumente o consumo de fibras e frutas.
- Evite o consumo de grãos como milho e amendoim de origens desconhecidas. Eles podem estar contaminados com aflatoxinas.
- Evite contato com agentes químicos carcinogênicos, como pesticidas, solventes orgânicos e metais pesados.
Uma medida extremamente importante é a prevenção contra a hepatite B e hepatite C. Para isso:
- Vacine-se contra a hepatite B.
- Evite o uso de seringas compartilhadas, para não se contaminar com o vírus da hepatite C.
- Saiba o status de saúde do seu parceiro sexual e não faça sexo sem proteção.
- Busque locais conhecidos e seguros para fazer tatuagens, piercing ou serviço de manicure e pedicure.
- Sempre peça exames de sangue para verificar o estado do seu fígado, sobretudo se você faz parte de algum grupo de risco. Faça exames para os níveis de enzimas hepáticas e presença de gordura no fígado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário