quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Câncer Tumor carcinóides


Os tumores carcinóides têm sido denominados “Câncer de evolução lenta” devido ao facto de crescerem de forma indolente. Eles apresentam igualmente uma menor probabilidade, em relação aos outros tumores, de se disseminarem (metastizarem) para outras partes do corpo. No entanto, por vezes, estes tumores crescem e disseminam-se com bastante rapidez.
A maior parte dos tumores carcinóides têm início no intestino delgado, mas cerca de 25% destas neoplasias originam-se nos pulmões. Estes tumores correspondem a apenas uma pequena percentagem de todos os tumores do pulmão. Alguns tumores carcinóides produzem hormonas que podem causar diversos sintomas.
No pulmão existem dois tipos de tumores carcinóides: os típicos e os atípicos. Os tumores carcinóides típicos são cerca de nove vezes mais comuns e apresentam uma menor probabilidade de se disseminarem para fora dos pulmões.
Os tumores carcinóides do pulmão ocorrem com igual frequência nas mulheres e nos homens, geralmente entre os 45 e os 55 anos de idade, e apresentam uma menor probabilidade de produzirem hormonas.
Tratamento
A cirurgia constitui o tratamento principal para os tumores carcinóides, mas o procedimento exacto depende da localização do tumor. Se este se situar numa via aérea de grande calibre, o cirurgião pode remover apenas a secção da via aérea que contém o tumor. Por outro lado, se este se localizar na zona periférica do pulmão, o cirurgião pode remover uma pequena parte do pulmão que inclui o tumor. Aqueles de maiores dimensões ou múltiplos requererem a remoção de um lobo do pulmão (lobectomia) ou mesmo da sua totalidade (pneumectomia).
A necessidade de tratamento adicional irá depender da possibilidade de remover a totalidade do tumor e do cancro se ter disseminado para os gânglios linfáticos.
A quimioterapia não é eficaz nos tumores carcinóides. Actualmente, este tratamento é utilizado apenas quando os tumores se disseminaram para outras partes do corpo.
Se o tumor produzir hormonas que causam sintomas desconfortáveis pode ser prescrito octreótido. Este medicamento pode aliviar o rubor facial, a diarreia, bem como outros sintomas, existindo alguma evidência de que também ajudar a prevenir ou a reverter o crescimento do tumor. Contudo, o octreótido não proporciona a cura do tumor e é utilizado apenas quando a doença já se disseminou.
Outro medicamento, o alfa-interferão, também pode ser utilizado em associação com o octreótido. Esta substância estimula o sistema imunitário dos indivíduos, pode ajudar a diminuir o tamanho dos tumores e aliviar os sintomas.
Prevenção
Ao contrário da maior parte dos tumores do pulmão, os tumores carcinóides não foram associados ao tabagismo, à poluição atmosférica ou à exposição a substâncias químicas. Não existem quaisquer formas conhecidas para prevenir este tipo de câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário