quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Hepatite por causas hereditárias


Doenças hereditárias como a hemocromatose e a doença de Wilson levam ao acúmulo de ferro e cobre, respectivamente, no fígado, causando hepatite.
Hemocromatose ocorre depósito de ferro nos tecidos em virtude de seu excesso no organismo. Um dos principais locais de depósito é o fígado, o que pode causar a hepatite.

A doença de Wilson é hereditária autossômica recessiva cuja principal característica é o acúmulo tóxico de cobre nos tecidos, principalmente cérebro e fígado, o que leva o portador a manifestar sintomas neuropsiquiátricos e de doença hepática.
Tratamento
Não há cura para as doenças hereditárias que afetam o fígado. O tratamento depende da doença. Por exemplo, o tratamento da hemocromatose hereditária envolve flebotomias periódicas para retirar ferro do corpo. A doença de Wilson é tratada com dieta pobre em cobre e medicamentos (quelantes) que eliminam cobre do corpo e evitam sua absorção.
Exames laboratoriais
Uma história familiar de
doença hepática gera a suspeita de um distúrbio hereditário. Conheça alguns exames úteis:
  • Exames do ferro, como ferro sérico - A capacidade de ligação do ferro e ferritina ajudam no diagnóstico de hemocromatose.
  • A dosagem de alfa-1-antitripsinal revela a deficiência da enzima.
  • As dosagens de ceruloplasmina e de cobre fazem parte da investigação da doença de Wilson, em que diminui a concentração sanguínea de ceruloplasmina e aumenta a de cobre.
  • Testes genéticos – Alguns desses pesquisam mutações que podem causar certos tipos de hepatite. A pesquisa de mutações do gene HFE, por exemplo, ajuda o diagnóstico de hemocromatose.
  • Biópsia hepática - O exame microscópico de uma amostra de tecido hepático auxilia no diagnóstico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário