terça-feira, 4 de setembro de 2012

Esquistossomose



A esquistossomose ou bilharzíase é uma doença crônica causada por platelmintos parasitas e multicelulares do gênero Schistosoma. É a mais grave forma de parasitose por organismo multicelular, matando milhares de pessoas por ano.
Existem seis espécies de Schistosoma que podem causar a esquistossomose ao homem: S. hematobium, S. intercalatum, S. japonicum, S. malayensis, S. mansoni e S. mekongi. Destas, apenas S. mansoni é encontrada no continente americano.
Tratamento
O tratamento é feito com antiparasitários (praziquantel ou oxamniquina) para matar o parasita dentro do corpo e dura 1 ou 2 dias.
Está em desenvolvimento uma vacina, com base no isolamento da proteína SM14. http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Brasil/Interior.aspx?content_id=2605797 já foi desenvolvida.
Prevenção
Para prevenir a contaminação do parasita é importante que a haja a identificação e também o tratamento das pessoas portadoras do parasita. O tratamento do saneamento básico, sendo o tratamento das águas e do esgoto e também o combate do parasita hospedeiro é muito importante para que se tenha a prevenção dessa doença. Outra medida também bastante importante é a educação em saúde. É importante que a população tenha conhecimento das medidas que podem ajudar a combater e a prevenir a Esquistossomose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário