segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Muco cervical ou billings



O que é?
É a identificação do período fértil da mulher através de seu muco cervical (que é uma secreção natural da mulher), para saber qual o período em que a ela não deverá ter relações sexuais.
Como se usa?
A mulher deve observar todos os dias as mudanças que ocorrem no muco cervical (é uma secreção natural da mulher que varia de acordo com o ciclo menstrual), que são mais evidentes durante os dias da ovulação, quando esse muco fica com aparência de clara de ovo cru e ao contato com os dedos, fica mais elástico e transparente. O dia em que o muco se estica mais é chamado de ápice. Não se deve ter relações sexuais a partir do dia em que aparece o muco, até o 4º dia após o dia do ápice do muco, porque seria o período fértil da mulher.
Quais as chances de que o muco falhe?
A taxa de falha varia entre 2 e 25 % em um ano. Ou seja, de cada 100 mulheres que usam durante um ano de duas a 25 engravidam.
O muco faz mal para a saúde?
Não, por se tratar de um método comportamental, não existem efeitos colaterais.
Quais os efeitos não anticoncetivos?
Ajuda os adolescentes a conhecerem melhor como é e como funciona seu corpo
Não apresenta efeitos colaterais

IMPORTANTÍSSIMO

Não existem restrições para o seu uso. Entretanto, é fundamental conhecer a forma correta de usá-lo; para isso, é extremamente importante procurar orientação em um serviço de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário