É uma doença que ainda não possui cura e que é provocada pelo vírus HIV através do compartilhamento de seringas e relações sexuais, que são os modos mais comuns de contágio. É uma doença que necessita de tratamento e de atenção especial, pois afeta o sistema imunológico e sem os cuidados necessários, o indivíduo fica muito debilitado, podendo ser levado a morte.
Tratamento
O tratamento da AIDS consiste na toma diária de um coquetel de medicamentos. Estes medicamentos são fornecidos de forma gratuita pelo governo a todos os portadores do vírus HIV, quando estes apresentam exames que evidenciam a alta carga viral e a baixa do sistema imune.
O que o Ministério da Saúde diz sobre o início do tratamento da AIDS é que os indivíduos HIV Positivo devem começar o tratamento somente quando a carga viral for maior que 100.000/ml e CD4 for menor que 500mm cúbicos de sangue.
O coquetel atua diminuindo a carga viral e fortalece o sistema inunológico do indivíduo. Apesar de não representar a cura da AIDS, aumenta consideravelmente os anos de vida do portador do vírus.
É muito importante que o coquetel seja tomado conforme as orientações do médico. Na dose certa e na hora certa todos os dias. Não ter estes cuidados faz com que o vírus fique ainda mais forte, facilitando o surgimento de outras doenças.
Prevenção
A prevenção da AIDS pode ser feita de forma simples. Basta usar camisinha durante o contato íntimo entre os parceiros e evitar partilhar seringas e objetos cortantes que possam estar contaminados com o vírus HIV.
Só receber sangue em hospitais após ter a certeza de que ele foi testado contra a AIDS antes é também uma das formas de se prevenir contra a doença, embora esta não seja a forma mais comum de contaminação, pois por norma, todos os hospitais realizam o teste do HIV em todo o sangue que é recebido de doadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário