quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Reumatismo



É uma doença que antigamente se supunha, produziria acúmulo de líquidos nas articulações. O termo é designação geral usada para caracterizar um grupo de doenças cujas manifestações principais são a inflamação ou a degenerescência do tecido conjuntivo das articulações, dos músculos e de outros órgãos.
Existem numerosas doenças pertencentes ao grupo do Reumatismo como a febre reumática, a artrite reumatóide, a artrite comum, a artrose, a gota, e outras.
Ainda não se tem uma classificação bem definida sobre a questão do Reumatismo sendo que os médicos atuais preferem observar isoladamente cada um dos diversos tipos de moléstias reumáticas.
As doenças reumáticas podem afetar somente as articulações - o que é mais comum, ou simultaneamente o tecido conjuntivo de outros órgãos, o tecido nervoso, seja de forma aguda ou crônica, em ciclos ou episódios isolados.
Tratamento
O tratamento convencional da medicina moderna é apenas sintomático, sendo incapaz de atingir o processo mórbido causados da doença. Não se sabe oficialmente a causa do reumatismo de modo geral. Sabe-se que é uma doença degenerativa que ocorre numa situação de predisposição herdada, provocada por fatores ambientais desencadeantes, principalmente por alimentos acidificantes, tóxicos e mucogênicos.
Alguns tipos de reumatismo são desencadeados pelo constante contato com a friagem, sendo característicos nas profissões como as de lavadeiras, dos carregadores de gelo e produtos congelados e outras mais em contato constante com a água, câmaras frias, ambiente húmido, etc.
Prevenção
Muitas das doenças reumáticas não têm causa conhecida ou se devem a fatores genéticos, enquanto outras são consequência do processo normal de envelhecimento - fatos que dificultam a prevenção. Mesmo assim, sabemos que pessoas ativas têm uma qualidade de vida superior às sedentárias. Essa é uma verdade válida para quem não tem e para quem tem doença reumática. Pessoas sem diagnóstico de doença reumática devem sempre fazer aquecimentos e alongamentos antes dos exercícios e proteger as articulações se praticarem esportes competitivos. Para o paciente, programas de exercícios regulares, que buscam melhorar a condição aeróbica, aumentar a força muscular, a resistência e a flexibilidade contribuem para facilitar as tarefas normais - caminhar, abaixar, cuidar dos afazeres domésticos -, reduzem a incapacidade e a dor. No entanto, esses exercícios devem ter autorização médica e precisam ser conduzidos por um profissional experiente, educador físico ou fisioterapeuta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário