quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Síndrome de Cogan


A síndrome de Cogan é uma doença reumática rara caracterizada por uma inflamação dos ouvidos e dos olhos. A síndrome de Cogan pode conduzir a problemas de visão, diminuição da acuidade auditiva e tonturas. A situação pode igualmente estar associada a uma inflamação dos vasos sanguíneos (denominada vasculite) noutras áreas do corpo que podem causar uma lesão significativa dos órgãos ou, num pequeno número de casos, mesmo a morte. Esta doença ocorre mais frequentemente em pessoas com idade compreendida entre os 20 e os 40 anos, sendo a sua causa desconhecida. No entanto, uma teoria é que se trata de uma doença auto-imune, na qual o sistema imunitário do organismo ataca erradamente o tecido dos olhos e dos ouvidos.
Tratamento
Uma doença ocular ligeira pode ser tratada com medicamentos anti-inflamatórios, incluindo os corticosteróides e os medicamentos anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), que são aplicados no olho. Se estes medicamentos não actuarem suficientemente bem, antibióticos orais, tais como a tetraciclina podem ser recomendados no caso de uma infecção estar a causar a inflamação ocular.
Nos casos mais graves, pode ser necessária a utilização de corticosteróides orais. Quando são requeridas grandes quantidades de esteróides ou se a doença for grave e não estiver a responder à terapêutica com corticosteróides, são frequentemente recomendados outros medicamentos imunossupressores. Estes medicamentos incluem o metotrexato, a ciclofosfamida, a ciclosporina ou a azatioprina. Em alguns casos, são prescritas combinações destes medicamentos e, ocasionalmente, se a doença tiver afectado os vasos sanguíneos, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica para corrigir o problema.
Se o excesso de líquidos no ouvido interno estiver a causar os problemas do equilíbrio, o médico pode prescrever medicamentos diuréticos, que aumentam a diurese e a remoção de líquidos do organismo. Uma sensação de desequilíbrio pode ser tratada com anti-histamínicos ou com benzodiazepinas, tais como o diazepam ou o clonazepam e com repouso no leito.
Quando a audição se encontra prejudicada e não melhora com o tratamento médico, pode ser útil a utilização de implantes cocleares. Estes dispositivos são aparelhos electrónicos que traduzem os sons em sinais eléctricos que são transmitidos para o cérebro, ultrapassando a parte do ouvido que funciona mal. Uma parte do dispositivo é implantada no ouvido e outra parte é usada fora do mesmo.
Se a parte da frente do olho estiver gravemente afectada pela inflamação, um transplante de córnea pode melhorar a visão. Esta intervenção cirúrgica substitui a córnea lesada por outra de um dador de órgãos.

Prevenção
Não existe forma de prevenir a síndrome de Cogan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário