sábado, 9 de fevereiro de 2013

Síndrome de Privação Alcoólica


O termo “privação alcoólica” refere-se às alterações que o organismo sofre quando uma pessoa deixa de beber subitamente após consumo de álcool prolongado e intenso. Os sintomas incluem tremores, insónia e ansiedade, entre outros sintomas físicos e mentais.
O álcool tem um efeito depressor sobre o cérebro. Numa pessoa com consumo intenso e prolongado de álcool, o cérebro encontra-se exposto quase continuamente a este efeito depressor. Com o tempo, o organismo acaba por ajustar a sua própria química para compensar os efeitos do álcool, com produção de químicos estimulantes naturais (como a serotonina ou a norepinefrina) em maiores quantidades do que o normal. Se o álcool for retirado subitamente, o cérebro comporta-se como um veículo acelerado que perdeu os travões, sendo a maioria dos sintomas de privação alcoólica consequência de uma estimulação cerebral excessiva.
A forma mais perigosa de privação de álcool ocorre em cerca de 1 em cada 20 pessoas que apresentam sintomas produzidos pela abstinência e denomina-se delirium tremens (DT). No delirium tremens, o cérebro não é capaz de reajustar suavemente a sua química após a privação de álcool, criando um estado de confusão temporária e levando a alterações perigosas na forma como o organismo regula a circulação e a respiração. Os sinais vitais do corpo, como a frequência cardíaca e a pressão arterial, podem mudar drasticamente ou imprevisivelmente, com risco de morte.

Tratamento
Se apresenta vómitos graves, convulsões ou delirium tremens, o local mais seguro para ser tratado é um hospital. Nos casos de delirium tremens muitas vezes é mesmo necessário tratamento numa unidade de cuidados intensivos (UCI). Numa UCI, pode monitorizar-se de forma apertada a frequência cardíaca, pressão arterial e respiração em caso de haver necessidade de suporte vital de urgência (como respiração artificial por meio de um ventilador).
Um tipo de medicamentos chamado benzodiazepinas pode diminuir as manifestações de privação alcoólica. Os princípios activos usados com frequência neste grupo incluem o diazepam, o clorodiazepóxido e o lorazepam.
A maioria das pessoas com abuso de álcool que apresenta síndrome de privação alcoólica tem carência de várias vitaminas e de minerais e pode beneficiar de suplementos alimentares. Em particular, o alcoolismo pode provocar uma carência de folatos, tiamina, vitamina B12, magnésio, zinco e fosfato. Pode ainda causar uma diminuição do açúcar no sangue (hipoglicemia).
É desejável a presença de um especialista em dependências para ajuda no tratamento de uma pessoa em privação alcoólica.

Prevenção
O alcoolismo é provocado por muitos factores. As pessoas que têm um familiar em primeiro grau (irmão/a ou pai/mãe) com história de alcoolismo apresentam uma probabilidade três a quatro vezes maior do que a média de desenvolver alcoolismo. Algumas pessoas com histórias familiares de alcoolismo escolhem abster-se de beber, dado que é uma garantia para evitar o desenvolvimento de dependência de álcool. Muitas pessoas sem história familiar também desenvolvem alcoolismo. Se estiver preocupado com os seus hábitos de ingestão de álcool, fale com o seu médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário